Glórias do Passado: Futebol Clube Vizela

 

Futebol Clube Vizela




O Futebol Clube de Vizela é uma associação desportiva que foi fundada no dia 1 de Janeiro de 1939, encontrando-se o clube sedeado no concelho de Vizela. O ponto alto da sua história remonta à época desportiva de 1984/85, quando disputou pela primeira e única vez o Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão, depois de ter vencido a Zona Norte do Nacional da 2ª Divisão de 1983/84.

Infelizmente, não foi brilhante aquela participação, pois o Vizela terminou classificado no 16º, e ultimo lugar da prova, acabando por ser relegado novamente ao escalão secundário do futebol português. O Vizela, ao longo dessa temporada apenas conquistou 4 vitórias, concedeu 19 derrotas, e empatou por 7 ocasiões. Concretizou apenas 31 golos, e sofreu 71.
.
(Plantel do FC Vizela na 1ª Divisão)

O Plantel do FC Vizela na temporada que disputou a 1ª Divisão era constituído pelos Guarda-redes: Sérgio (Que jogou no Vitoria em 1979-80), Caldas e Miguel; os defesas: Toni, Manuel Correira, José Carlos, Russo, Berto e Roque (que também envergou a camisola do Vitoria); os médios: Faria, Barbosa, Perrichon, Rochinha, José Augusto, Adélio e Baltazar; e os avançados: Maurício, Pita, Salvador (que jogou 4 temporadas no Vitoria), Nelito, Guerra e Santos. A equipa técnica era liderada pelo então muito jovem José Romão.

Contra o Vitoria Sport Clube, o Vizela perdeu em Guimarães ambos os jogos. Na verdade, devido ao facto de o FC Vizela não possuir campo relvado próprio, foi obrigado a disputar os jogos do Nacional no Estádio Municipal de Guimarães, sempre que jogava na condição de visitado.

Desta forma, o Vitoria enquanto visitado derrotou copiosamente o FC Vizela, por 3-0 e jogando na condição de visitante, conseguiu igual triunfo mas desta feita apenas por um tangencial 1-2.

(1ª Equipa do Vizela. Em cima: Chico da Eva, Freitas, Magalhães, Elísio, "Barbeiro", João Piropau
Em baixo: Mário Costa, "Marinheiro", Amado do Crau, Bráulio, Oliveira Tardina)

O Futebol Clube de Vizela esta filiado na Associação de Futebol de Braga, e disputa na presente temporada de 2006/07, pela 2ª vez na sua historia a II Liga Nacional. De resto, contabiliza, 27 presenças na 2ª Divisão B, ou 2ª Divisão Nacional, e 13 presenças na 3ª Divisão Nacional.

No seu palmarés, comporta a conquista de 3 Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão na temporada de 1995/96, 1966/67 e 1981/82. O seu primeiro titulo do seu historial foi de Campeão Regional da 2ª Divisão da AF Braga em 1940/41.

Vide: http://www.fcvizela.com


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter