Glórias do Passado: Estádio Mário Duarte

 

Estádio Mário Duarte



Estádio Mário Duarte, localizado na Rua Sport Clube Beira Mar, em plena cidade de Aveiro, foi durante várias década a casa de jogos do Sport Clube Beira Mar, principal associação desportiva da cidade de Aveiro.

Com capacidade para cerca de 12.000 lugares sentados, e com iluminação artificial desde o dia 4 de Setembro de 1993, o Estádio Mário Duarte possui hoje em dia duas bancadas centrais cobertas.
.

(Estádio Mário Duarte em Aveiro)

.
Foi palco de inúmeras invasões provocadas pelos adeptos vitorianos que normalmente contribuíam para boas assistências nos jogos oficiais realizados entre o Beira Mar e o Vitoria Sport Clube.


Aproveito para recordar um jogo realizado no Estádio Mário Duarte em Aveiro, entre o Sport Clube Beira Mar e o Vitoria Sport Clube, no ano de 1992, a contar para a 21ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1991/92, salvo erro, numa bonita e primaveril tarde de sábado. Estádio praticamente cheio, de adeptos beiramarenses e ainda milhares de vitorianos que haviam viajado de Guimarães.

O jogo foi arbitrado por Bento Marques de Évora, o Vitoria levou de vencida a equipa do Beira Mar por 1-2.

O Beira Mar alinhou com: Hélder; Milton Mendes, Redondo, Oliveira e Petrov; China (Mito entrou para o seu lugar aos 76 m.), Serrinha, Bozinovsky e Sousa, To Mane e Dino (Bira entrou ao 76). O técnico do Beira Mar era Vítor Urbano.

O Vitoria alinhou com: Carlos; Basílio, Frederico, Taoufik e Caetano; Jaime Alves, Paulo Bento, Pedro Barbosa e Ndinga; Ziad (João Baptista entrou aos 65 minutos) e Caio Júnior (Soeiro entrou aos 81 m.) O Vitoria era treinado por João Alves.

Ao intervalo o Vitoria vencia por 0-1, com um auto golo do experiente defesa central central brasileiro aos 33 minutos. No reinicio do jogo, logo aos 8 minutos do segundo tempo, o Beira Mar chega ao empate por intermédio de Petrov. Já perto do final do jogo, Pedro Barbosa em excelente iniciativa individual concretizou o golo da vitoria dos vimaranenses aos 78 minutos. Grande alegria da imensa massa adepta do Vitoria que se deslocou a Aveiro para assistir ao encontro.

(Estádio Mário Duarte em dia de jogo)


Presentemente o antigo Estádio Mário Duarte serve como campo de treinos da equipa principal do Beira Mar, ou como recinto de jogos das suas equipas de formação. Os jogos grandes deixaram definitivamente o antigo Estádio Mario Duarte e passaram para o bonito e moderno Estadio Municipal de Aveiro, novo e funcional empreendimento construído para receber os jogos do Campeonato da Europa de 2004 realizado no nosso país e que actualmente é o palco dos encontros disputados pelo Beira Mar na condição de visitante.


(Estádio Municipal de Aveiro)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Olá Alberto gostava de te poder ajudar, mas efectivamente não disponho de nenhuma imagem do jogador solicitado. Saudações Canarinhas!
 
Estádio feio, sem identidade clubistica em que mais parece um circo, com gastos económicos exagerados, com uma lotação enorme para a assistência normal, com áreas deficientes e reprovadas pelo Instituto do Desporto. Este estádio do Euro2004 é um estádio sem alma e que feriu de morte os beiramarenses.
 
Apesar de o Sport Clube Beira-Mar ser o meu clube do coraçao eu sinceramente adorava o antigo onde o amarelo e preto se destacavam e no EMA tem tudo menos amarelo e preto
Saudaçoes beiramaristas
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter