Glórias do Passado: Estádio 1º de Maio

 

Estádio 1º de Maio



O Estádio 1º de Maio em Braga foi palco de inúmeros jogos disputados entre o Sporting Clube de Braga e o Vitoria Sport Clube, nos quais os arsenalistas jogavam na condição de visitado. Lá se jogaram imensos Sporting de Braga – Vitoria SC, quer em jogos oficiais quer em encontros de carácter particular, nos mais diversos escalões.
.
Localizado no Parque da Ponta, na cidade de Braga, o Estádio 1º de Maio tem capacidade para 40.000 espectadores, possuindo uma pista de atletismo na área circundante ao relvado.
.

Aquele Estádio foi destino de inúmeras romarias encetadas pelas gentes de Guimarães com o intuito de apoiar o Vitoria, ali se vivendo momentos de festa e alegria, mas também alguns de tristeza e frustração.

Foi também por algumas vezes a casa do Vitória. Na verdade, o Estádio 1º de Maio foi utilizado como o Estádio do Vitoria na condição de visitado em algumas partidas oficiais, como consequência de sanções disciplinares aplicadas ao clube que redundavam na interdição do Estádio Municipal de Guimarães.

Aquele Estádio da responsabilidade de arquitecto e engenheiro Travassos Valdez, foi inaugurado no ano de 1950 pelo ditador e chefe do Governo Oliveira Salazar, denominando-se na época como Estádio 28 de Maio em homenagem à revolução que pôs fim à 1ª republica.


Apos o 25 de Abril de 1974, como quase todas as obras de carácter nacional que foram redenominadas, o Estádio Municipal de Braga passou a designar-se de Estádio 1º de Maio, nome pelo qual é presentemente conhecido.


Autor: Alberto de Castro Abreu

muitos parabens pelo Blog. os nossos tempos de glória merecem sempre ser lembrados. VITORIA :')


continuação de bom trabalho. ( adicionei aos favoritos. :) * )
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter