Glórias do Passado: Blanker

 

Blanker



Blanker, avançado internacional holandês, chegou a Guimarães no início da temporada de 1980/81 para reforçar o plantel do Vitória comandado pela dupla técnica Fernando Peres e Cassiano Gouveia. Esta contratação levada a cabo pelo Vitória espantou os meios futebolísticos nacionais e internacionais, em face do curriculum que jogador apresentava, considerando-o com uma grande promessa do futebol.

Ao plantel do Vitoria da temporada de 1980/81 juntar-se-ia outro nome sonante, o guarda-redes Vítor Damas, internacional português adquirido ao Racing de Santander de Espanha.

(Ton Blanker com a camisola do Ajax de Amesterdan)

Tonnie Blanker – é o seu nome completo – nasceu na cidade de Amesterdão no dia 15 de Setembro de 1960, e cedo despontou no futebol holandês em face da imensa qualidade evidenciada. Era um avançado centro muito forte, com muita técnica e uma velocidade de movimento e execução assinalável.

Foi formado nas famosas escolas do Ajax e muito novo começou a dar nas vistas pelo seus desempenhos nas equipas jovens do clube holandês, motivo pelo qual, e sem grande surpresa, foi paulatinamente aparecendo na equipa principal. Na verdade, as suas capacidades foram despertando o interesse dos responsáveis do clube holandês que imediatamente apostaram em Blanker, de tal modo, que se dizia estarmos perante o novo Cruiyff.
.
(Blanker em acção num jogo entre o Ajax e o Utrecht)

Com apenas 18 anos de idade já jogava na equipa principal do Ajax sendo as suas qualidades alvo de vários elogios, não só da imprensa e responsáveis holandeses, como até dos grandes clubes europeus, como o caso do Bayern de Munique, do AC Milan, Real Madrid, que apreciaram Blanker num torneio quadrangular de pré época realizado na capital espanhola, considerando-o como uma grande promessa do futebol holandês.

(Blanker na Selecção Jovem da Holanda. É o segundo a contar da esquerda na fila daqueles que estão sentados)

Blanker era internacional pelas camadas jovens da Selecção da Holanda, foi Campeão Nacional pelo Ajax treinado pelo holandês Leo Beenhakker, e o segundo melhor marcador da Taça Uefa na temporada de 1979/80 com 7 golos apontados. Porem, a prematura pressão e exigências exercidas sobre si, começaram a criar dificuldades de desenvolvimento no jovem avançado holandês, que desta forma, no final da época de 1979/80, decidiu abandonar o Ajax, com a condição imposta pelo clube Campeão da Holanda de que não poderia assinar contrato com qualquer outra equipa holandesa.
.
(Blanker no Ajax)

(Plantel do Ajax com Blanker)
.
É ai que Blanker conhece o empresário Walter Ferreira, homem que naquela altura já tinha contactos privilegiados com Pimenta Machado, Presidente da Direcção do Vitoria, que assim lhe propõe o ingresso na formação vimaranense com um contrato com a duração de 2 temporadas.

Blanker explicava assim o seu ingresso no Vitória: “Na realidade a minha intenção era parar totalmente de jogar futebol. Já não me divertia em faze-lo. As coisas não estavam a correr de todo como eu queria., não estava a jogar. E toda a publicidade à minha volta também teve o seu papel nisto tudo, cheguei mesmo a ser comparado com o Cruiyff. Sem que se justificasse naturalmente, mas as pessoas esperaram muito de mim. Eu já não conseguia aguentar essa pressão. Mais tarde através de um português obtive o contacto do agente de futebol Walter Ferreira. Eu estive no clube uns dias, e atraiu-me aquela atmosfera diferente”.
.
(Blanker no dia da apresentação no Vitoria Sport Clube. É o primeiro a contar da esquerda e em seguida estão outras aquisições do Vitória para a temporada de 1980/81, Barrinha (ex U. Leiria, Ribeiro (ex U. Coimbra) e Fonseca (ex SL Benfica)

(Plantel do Vitória na temporada de 1980/81, com Blanker na 3ª fila, é o 4º colocado a contar da direita, precisamente entre Tozé e Festas)

Em Guimarães, com apenas 20 anos de idade, Blanker demonstrou toda a sua aptidão, deliciando todos os espectadores que presenciaram as suas exibições com a camisola do Vitoria Sport Clube, que por certo ainda hoje o recordarão, pelo que, não eram surpreendentes as propostas para a aquisição dos seus serviços que constantemente chegavam à equipa da cidade berço.

(Equipa do Vitória de 1980/81, em jogo frente ao CF Belenenses no Estádio do Restelo em Lisboa. Em cima, da esquerda para a direita: Ramalho, Barrinha, Gregório Freixo, Festas, Blanker e Damas. Em baixo: Joaquim Rocha, Ferreira da Costa, Abreu, Fonseca e Mundinho)
.

(Equipa do Vitoria de 1980/81, em jogo frente ao SL Benfica no Estadio da Luz em Lisboa. Em cima da esquerda para a direita: Blanker, Tozé, Barrinha, Nivaldo, Ramalho e Damas. Em baixo: Mundinho, Ferreira da Costa, Abreu, Festas e Gregório Freixo)


É desta forma que no final da temporada de 1980/81, Blanker foi transferido para o Real Zaragoza de Espanha, com significativo encaixe financeiro para o Vitoria Sport Clube.

Em Zaragoza, Blanker encontrou o seu antigo treinador no Ajax Leo Beenhakker, que persistiu na sua aquisição junto dos responsáveis do clube espanhol. Todavia, Blanker nunca se conseguiu impor na equipa espanhola, e na verdade, nunca mais passou de uma grande promessa entrando a sua carreira a partir dai numa curva descendente, esfumando-se assim todas as esperanças que lhe foram depositadas.

A sua aventura em terras espanhola prosseguiria ainda por mais uma época, desta feita ao serviço do Salamanca, clube para onde se transferiu após ter abandonado Zaragoza, onde, porem, mais uma vez Blanker não foi de todo feliz.

Em consequência da má experiência que representou a sua passagem pelo futebol espanhol, Blanker optou por retornar ao futebol holandês, onde representou o Excelsior e o FC Volendam. No campeonato holandês, ao longo da sua carreira, Blanker apontou 21 golos.

Em 1987 Blanker fez ainda uma incursão pelo Estados Unidos da América para integrar uma equipa de futebol de salão.

(Blanker, com um visual diferente, com a camisola do KFC Germinal Beerschot Antwerpen)
Viria a terminar a sua carreira num modesto clube belga. Na época de 1988/89, Blanker integrou a equipa do KFC Germinal Beerschot Antwerpen, que disputou o Campeonato Nacional Belga da 1ª Divisão, onde seria utilizado apenas em 14 jogos oficiais, apontando 3 golos ao longo de toda a prova.
.
(Plantel do KFC Germinal Beerschot Antwerpen na temporada de 1987/88, com Blanker, que é o primeiro na fila de cima, a contar da direita para a esquerda)

(Blanker em pleno jogo na execução de um remate de cabeça com a camisola do KFC Germinal Beerschot Antwerpen na temporada de 1987/88)

Após o final da sua carreira de futebolista, sabe-se que Blanker de então para cá, tem passado por momentos muito complicados na sua vida, nomeadamente no ano de 1994, quando foi detido pela autoridade holandesas na sua residência na cidade de Amesterdão, na posse de armas e cocaína. Seria julgado pelos tribunais holandeses e condenado a cumprir uma pena de 5 anos de prisão.

Adenda: Recentemente referiram-me, pessoalmente, numa incursão ao passado que Ton Blanker não terá vindo jogar sozinho para Portugal. Na verdade, junto com Blanker, veio da Holanda uma senhora Blanker, irmã do avançado que jogou no Vitória. A curiosidade esta no facto de a Senhora ou menina Blanker também ser jogadora de futebol e, ao que dizem, ser uma verdadeira craque. Na mesma época em que Ton Blanker jogou no Vitória, a sua irmã, jogou na equipa feminina do GD Coelima da Pevidém, concelho de Guimarães.

Adenda: Eis que surge mais uma imagem de Blanker com a camisola do Vitória, cedida pelo meu amigo Miguel Luis de Portimão.
.

Autor: Alberto de Castro Abreu

desde zaragoza,solo quiero dejar constancia de la gran persona que era.gracias tony
 
Caro amigo: A Sra. Blanker era irmã e eu vi-a mais do que uma vez a jogar pelo Coelima.
 
Conheci-o quando esteve em Guimarães. Um tipo espetacular... Para além de jogador de futebol era também exímio guitarrista e creio que, com alguns jogadores do Vitória, chegou a formar uma banda. Sobre a irmã que também conheci, confirmo, jogou no G.D.Coelima num tempo em que o Boavista era cmapeão nacional.
 
Blanker foi para mim um dos melhores e mais ageis jogadores do Vitória...
outros jogadores que gostei mt form Mundinho, Abreu, Fonseca e mtuitos mais... Claro que Cascavel ninguem se esquece...
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter