Glórias do Passado: Balacó

 

Balacó


Balacó é um verdadeiro ícone do futebol português da década de 80, quer pelo nome ou alcunha invulgar por que era conhecido, quer pelo seu estilo inconfundível que empregava no jogo. Na verdade, Balacó, trata-se de Carlos Manuel Picada Ribeiro, nascido em 24 de Abril de 1955 na cidade de Aveiro.

Era um defesa central implacável. Apesar de denotar uma imensa debilidade técnica, era todavia um jogador empenhado, com uma entrega fantástica e de uma dureza inconfundível que o tornava extremamente útil nas equipas onde passou. O verdadeiro jogador de antes quebrar que torcer, capaz de marcar individualmente sem dar um palmo de terreno ao adversário. Tinha sempre um olho na burra outro no cigano, isto é, a bola ou as pernas do adversário eram a sua fixação.

Balacó atestava bem em campo a expressão de que até ao pescoço era canela! De resto, a sua fisionomia era inconfundível dentro do terreno de jogo, com aqueles longos e avolumados caracóis, com um bigode à Asterix, e a estampa física sempre de peito feito.

A sua carreira começa no GD Gafanha da Nazaré em 1970/71 com apenas 15 anos de idade. Foi o clube onde percorreu os vários escalões de formação. Em 1980/81 aparece a jogar no Benfica de Castelo Branco nos escalões secundários.

(Benfica de Castelo Branco na época de 1980/81, onde está Balacó, logo a seguir ao guarda redes)
.
Finalmente chega á 1ª Divisão Nacional do futebol português para representar o SC Espinho treinado pelo jovem Manuel José na época de 1981/82. Ali permaneceu até ao final da temporada de 1982/83, altura em que se transferiu para o sul do país para representar o Portimonense SC.

(SC Espinho em 1981/82)

(Balacó com a camisola do SC Espinho na temporada de 1982/83)

(Novamente com a camisola do SC Espinho em 1982/83)

(Equipa do SC Espinho em 1982/83)
.
No Portimonense SC esteve durante 4 épocas, concretamente desde a temporada de 1983/84 a 1986/87, naqueles que foram os melhores anos da história do clube algarvio, no qual atingiu a melhor classificação de sempre no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, um 5º lugar obtido precisamente na época de 1984/85, em consequência do qual conquistaram um apuramento para as competições internacionais de clubes.


(Em 1983/84 com a camisola do Portimonense SC)

(Balacó no Portimonense SC na temporada de 1983/84)

(Novamente na temporada de 1983/84 com a camisola no Portimonense SC)

(Balacó no Portimonense SC na epoca de 1983/84)

(Portimonense SC na temporada de 1985/86. Além de Balacó podemos conferir a presença de Carvalho e Pedroto jogadores que representaram o Vitoria Sport Clube)

(Balacó no Portimonense SC na época de 1986/87)
.
Quando saiu de Portimão seguiu para a vizinha cidade de Loulé para representar o Louletano DC na 2ª Divisão Nacional e mais tarde, Balacó, ainda representou na temporada de 1989/90 o RD Águeda na mesma divisão. Nesta temporada o RD Águeda conseguiu integrar o núcleo de clubes que viria a compor o 1º Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra.

Actualmente Balacó com 51 anos, vive na cidade de Portimão onde estabeleceu laços muito fortes com a comunidade desde o tempo que representou o maior clube da terra. Segundo se apurou Balacó desempenha presentemente a função de auxiliar numa escola secundária da cidade de Portimão.
.
Adenda: Bada Bing visitante deste blog fez uma incursão ao passado e nessa incursão informa que Balacó é actualmente o treinador adjunto de Joaquim Mendes tecnico principal do GD Lagoa que disputa a série F da 3ª Divisão Nacional de Futebol.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Não tinha conhecimento da existência deste Blog.

Apesar de ser um Blog dedicado ao Vitória, sendo eu do Belenenses, tem artigos muito interessantes.

Bom trabalho!
 
o balacó é também, actualmente, adjunto do joaquim mendes no lagoa (série f da iii divisão nacional).
 
Aproveito pra dizer que dedicámos o nosso post 2000 a este grande cromo...

http://algarve-desunited.blogspot.com/2007/03/post-2000-balac-sempre.html

Com link para o vosso, claro. Exitámos muito entre a foto no restelo (?) que se vê a tatu ou a de espinho, com aquele background de bairro piscatório tão pituresque...
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter