Glórias do Passado: Paulinho Cascavel

 

Paulinho Cascavel




Se um destes dias entrar no conhecido Meia – Noite, no Café Vitoria, ou na Cervejaria Martins, e questionar alguns dos presentes se conhecem o jogador brasileiro Paulo Roberto Bacinello, que na década de 80 jogou no Vitoria, certamente que a maioria irá pensar tratar-se de um qualquer atleta que por cá passou sem deixar marcas ou recordações. Inversamente, se utilizar o nome Paulinho Cascavel, estou seguro que logo serão recordados diversos momentos em que foi ele o maior protagonista com a camisola do Vitoria, com inúmeros golos ou lances de verdadeiro génio. Os mais novos, por seu turno, se não o viram jogar com certeza terão ouvido falar daquele que foi, para mim, o melhor jogador de sempre do Vitoria Sport Clube

Quem não se lembra de ir a um salão de cabeleireiro e ouvir alguém pedir que lhe fizessem um penteado da moda à “Paulinho Cascavel”, ou enquanto miúdos, nas jogatanas de rua, todos quererem ser apelidados pelo nome desse craque? Bons e saudosos esses tempos que aqui recordaremos.


Paulo Roberto Bacinello, mais conhecido sob o nome de Paulinho Cascavel, nasceu no dia 29 de Setembro de 1959 na cidade de Cascavel, no Estado do Paraná – Brasil e onde cedo demonstrou a sua venenosa veia de goleador.

Despontou cedo ao serviço do Cascavel CR, clube da sua terra natal, no qual se sagrou de forma inédita campeão estadual Paranaense em 1980.

Paulinho Cascavel prosseguiu a sua carreira no Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, primeiro ao serviço do Criciuma EC e depois no Joinville EC, conquistando o título de melhor marcador no Estadual Catarinense de 1982 e 1984, sagrando-se novamente campeão estadual, mas agora do estado de Santa Catarina, em 1984, pelo Joinville EC.

(Joiville EC Campeão Estadual Catarinense de 1994)

A qualidade e regularidade dos seus desempenhos despertaram a cobiça dos clubes brasileiros de maior nomeada pelo que o avançado acabou seduzido pelo convite de um dos maiores clubes cariocas - o Fluminense FC.


(Paulinho Cascavel ao lado do seu companheiro Branco, internacional brasileiro que tambem jogou em Portugal na equipa do FC Porto)

Mas a atenção que pairava sobre os seus atributos não estavam confinados aos clubes do seu país natal. No Brasil já era acompanhado por olheiros dos principais clubes portugueses. Por isso, em Janeiro de 1985, chega à cidade invicta para reforçar o sector avançado do FC Porto que assim contrata os serviços do ponta de lança goleador com nome de cobra venenosa.


Acontece que no FC Porto, Paulinho Cascavel tinha o lugar no onze principal tapado pelo Bi - Bota de Ouro Fernando Gomes, que só naquela temporada de 1984/85 apontou 39 golos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Assim, apenas foi utilizado em 1 jogo oficial, aparição suficiente para se sagrar também Campeão Nacional pelo FC Porto treinado por Artur Jorge. Tão pouca utilização leva-o a abandonar o Porto e seguir para a cidade berço.


Pimenta Machado que sempre teve “debaixo de olho” o atacante brasileiro, na primeira oportunidade contratou os seus serviços, envolvendo-o no negócio da transferência do Guarda – redes júnior Best do Vitoria para o FC Porto. É pois assim, que Paulinho Cascavel chega à cidade de Guimarães no início da temporada 1985/86 afim de integrar o plantel treinador por António Morais.


Logo na primeira temporada ao serviço do Vitoria, Paulinho Cascavel é autor de 25 golos. Revelava-se um ponta lança mortífero, oportunista o quanto baste, um excelente cabeceador e senhor de um remate forte com qualquer um dos pés. Tecnicista por natureza, o craque fazia golos de bola parada, pois cobrava penaltys com precisão, e executava livres directos com mestria, e em bola corrida, finalizava de todas as formas e feitios. Nele via-se tanto potentes remates executados de fora da área, como simples conclusões para golo dentro da grande área. Nessa temporada, foi o vice-rei da lista dos melhores marcadores da prova, atrás de Manuel Fernandes do Sporting CP.

(Paulinho Cascavel em acção, na temporada de 1985/86 no Estadio Muncipal de Guimarães com a camisola do Vitória)

(Paulinho Cascavel em acção, num jogo no Estadio Municipal de Guimarães, frente ao V. Setubal)

(Paulinho Cascavel na conversão de uma grande penalidade num jogo frente ao FC Porto, disputado no Estadio Municipal de Guimarães em dia de um autêntico temporal)


Sintomático da magnífica temporada realizada por Paulinho Cascavel em Guimarães, foi a atribuição do prémio Adidas de 1985/86, instituído pelo Jornal A Bola, destinado a premiar o jogador que ao longo da época futebolística foi o maior numero de vezes considerado o melhor jogador em campo. Assim, nas partidas disputadas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1985/86, Paulinho Cascavel foi considerado pelos jornalistas daquele jornal desportivo, por 8 vezes, o melhor jogador em campo e desta forma o mais destacado jogador da prova.

Apesar da primeira temporada de luxo em Guimarães, é na época 1986/87 que o fenómeno Paulinho Cascavel se implanta definitivamente na história do Vitoria. Alem dos excelentes desempenhos a nível nacional, a marca Paulinho Cascavel percorre a Europa, fruto da magnífica campanha protagonizada pela equipa vitoriana no campeonato nacional e das proezas conseguidas na Taça UEFA.

(Paulinho Cascavel com a bola sempre debaixo de olho pronto para finalizar qualquer lance de ataque)


(Paulinho Cascavel, mais uma vez frente ao FC Porto, no Estadio Municipal de Guimarães, com os jogadores portistas Eloi e Lima Pereira com o n.º 5)

Marinho Peres, técnico brasileiro do Vitoria naquela época, montou uma equipa composta por excelentes executantes, mas que tinha em Paulinho Cascavel a verdadeira cereja no topo do bolo. O Vitoria atinge o 3º lugar no Campeonato Nacional e com todo o mérito chega aos quartos de final da Taça Uefa.



O culminar da temporada chegou com a conquista individual do prémio Bola de Prata, instituído pelo Jornal A Bola, distinguindo assim aquele que foi o melhor marcador do Campeonato Nacional da época de 1986/87, com 22 golos apontados. À partida para a última jornada da competição, o brasileiro encontrava-se igualado em número de golos obtidos com o seu ex-companheiro no FC Porto - Fernando Gomes. Nessa derradeira jornada da prova, o Vitoria alcança um empate a uma bola em Alvalade frente ao Sporting, sendo o golo da equipa vimaranense alcançado pelo ponta de lança Paulinho Cascavel, suplantando desta forma o bi Bota de Ouro. É também o melhor marcador da história do Vitoria nas competições europeias com 5 golos.


(Paulinho Cascavel em caricatura com a sua 1ª bola de Prata conquistada ao serviço do Vitoria)

(Paulinho Cascavel desmarcando-se ao defensor do Atlético de Madrid, em jogo disputado no Estádio Vicente Calderón, em jogo a contar para a Taça Uefa na Edição de 1986/87)


Sai do Vitoria, que realiza um excelente encaixe financeiro, e ruma ao Sporting CP no início da temporada de 1987/88 onde irá substituir o veterano Manuel Fernandes. Na sua primeira época em Alvalade a produção matem-se em bons índices, concretiza 24 golos no campeonato, revalidando assim o título de melhor marcador do campeonato luso. Permaneceu em Alvalade durante 3 temporadas onde conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira.

(Paulinho Cascavel com a sua 2ª Bola de prata, desta feita conquistada ao serviço do Sporting CP)


(Paulinho Cascavel com a camisola do Sporting CP)

(Paulinho Cascavel em acção pelo Sporting CP em jogo frente ao SL Benfica no Estadio da Luz)


(Paulinho Cascavel num dos treinos do Sporting CP, no Estadio José de Alvalade. Podemos reconhecer os brasileiros Douglas e Luisinho e o português Carlos Manuel)


(Paulinho Cascavel em representação do Sporting CP num jogo da Taça Uefa frente aos italianos do Napoles)

(Paulinho Cascavel disputando um lance aéreo, num jogo frente ao SL Benfica, desta feita no Estadio José de Alvalade)

Após conflito com o Presidente sportinguista Sousa Sintra, Paulinho Cascavel abandona o clube verde e branco e prossegue a carreira no Gil Vicente FC na época 1990/91, onde as arreliadoras lesões acabam por colocar ponto final na sua brilhante carreira em Portugal.

(Aqui com o equipamento alternativo do Sporting CP)

(Novamente em acção pelo Sporting CP, num jogo frente ao Sp. de Espinho. Ao fundo reconhece-se Silvinho, que mais tarde viria a jogar pelo Vitoria)

(Paulinho Cascavel foi diversas vezes capa da imprensa desportiva, aqui na capa da extinta Revista Foot, com a camisola do Sporting CP)

(Aqui com a camisola do Vitória na capa da mencionada Revista Foot)


Penduradas as chuteiras do atleta profissional, o atacante brasileiro não perdeu as qualidades de goleador, e conquistou o prémio de melhor marcador no campeonato de veteranos, por 5 vezes, ao serviço do Aliados Futebol Clube, entre 1993 e 1998, apenas não vencendo o premio em 1997.

(Paulinho Cascavel em confraternização com vários craques brasileiros que jogavam em Portugal)

(Paulinho Cascavel à conversa com Frank Riykard, actual treinador do FC Barcelona, numa das várias galas do futebol em que participou)

(Paulinho Cascavel com Elzo, jogador brasileiro do SL Benfica)

Hoje com 47 anos de idade, Paulinho Cascavel reside na cidade de Cascavel, sua terra natal, onde é um empresário de sucesso gerindo diversas fazendas no Mato Grosso do Sul. Continua ainda ligado ao futebol, nomeadamente na formação de jovens jogadores onde é proprietário de uma escola inserida na estrutura do Atlético Paranaense. Recentemente adquiriu, em sociedade com Beletti (internacional brasileiro do FC Barcelona) o Cascavel EC, o seu primeiro clube como profissional de futebol.

(Paulinho Cascavel de visita ao novo Estadio D. Afonso Henriques em Guimarães)


Paulinho Cascavel é presença assídua na cidade de Guimarães. Onde vai acompanhando a carreira do seu filho Guilherme, também jogador de futebol formado nos escalões mais jovens do Vitoria, bem como aproveita para rever amigos e assistir a alguns jogos disputados pelo seu clube do coração.

(Paulinho Cascavel com o seu filho Guilherme Cascavel)


O craque brasileiro foi alvo de um justa homenagem no dia 16 de Setembro de 1997, aquando do jogo internacional a contar para uma eliminatória da Taça Uefa entre o Vitoria e a Lazio de Roma. A cidade, o Clube e as suas gentes tiveram a oportunidade de laurear o ex jogador com uma estrondosa salva de palmas em sinal do reconhecimento e gratidão pelo trabalho realizado pelo brasileiro em Guimarães.

(Nas bancadas do Estadio D. Afonso Henriques)


Cascavel tem para o Vitoria e para a cidade de Guimarães a mesma reciprocidade de sentimentos, de tal forma que fácil será perceber a razão pela qual escolheu o nome de Vitoria para a sua filha mais nova.


A seguir ficam alguns links para golos de Paulinho Cascavel:

http://www.youtube.com/watch?v=lHMKDx14E1g

http://www.youtube.com/watch?v=SjY3g06ZR20

http://www.youtube.com/watch?v=bs6W1SwVRDg

http://www.youtube.com/watch?v=yVvqTP-puOY


Autor: Alberto de Castro Abreu

Realmente não haveria melhor forma de começar a relembrar as glórias do passado do que com o grande Paulinho Cascavel. Muitos parabéns pelo artigo. É muito bom para aqueles que como eu, não viveram os momentos áureos do Vitória de 87, podermos assim ter um cheirinho das emoções vividas nessa altura. Acredito que este artigo seja ainda mais emocionante para os privilegiados que viveram tais momentos.

Resta apenas desejar-lhe continuação do excelente trabalho e esperar que esteja num futuro muito próximo a descoberta de uma nova cobra venenosa para o nosso Vitória, que daqui a uns anos mereça também um artigo seu. Bem precisamos...

Abraço :)
 
Sinceramente parabens por este grandioso trabalho que estas a fazer é dos poucos blogs com noticias apeteciveis do principio ao fim deu gosto perder tempo nele...ja adicionei a minha lista de links!

Votos de sucesso


VITORIA ATE MORRER
 
ola...e sabiam que o filho de paulinho cascavel que joga actualmente no Moreirense F. C. foi agrededido no treino matinal de hoje pelo emprestado pelo Rio Ave Luisinho...este Luisinho á muito que tem causado problemas no grupo e ontem e hoje meteu-se em problemas na presença de alguns Juniores tendo ontem oferecido uma xapada a um deles...enfim e hoje novamente por causa de outro junior agrediu cascavel.
 
Gui Cascavel é um ser Humano extraordinário, tive o prazer de o conhecer em Bragança e não tive nenhuma surpresa é um senhor o pai é outro exemplo bem hajam e o prazer de os conhecer é uma honra para mim, fala o Toni Rodrigues menino
 
paulinho é bom saber que ainda temos idolos nessa nossa regiao vc e o beletti a o trabalho dele na sua escolinha esta otimo parabens e tudo de bom tra ti ....
 
tenho orgulho de conhecer pessoalmente o famoso Paulinho Cascavel, inclusive dividimos alguns campeonatos de master de futebol sete no Brasil, mas a habilidade nasceu nos pés deste craque...parabéns pela contribuição ao futebol mundial...abraços do amigo Marcos Bertoli....
 
Por que nao:)
 
Paulinho, parabéns pela sua vida! Bons tempos que tivemos em nossa infância no Jardim Social, nas partidas nos campinhos que tinhamos em cada esquina, com nossos irmãos e nossos amigos. Abraços ao Carlão e ao Tuca. O Cláudio já está com Deus!
 
PARABENS ....VC MERECE UM GRANDE ABRAÇO DE TODOS AQI DE CASCAVEL
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter