Glórias do Passado: A Génese

 

A Génese


Periodicamente irei recordar neste blog algumas equipas da história do Vitória Sport Clube, e como tudo tem o seu início, também neste espaço, e concretamente nesta rúbrica, recordaremos hoje as primeiras equipas da historia do clube da década de 20, que de alguma forma estão associadas a momentos marcantes, sempre, obviamente, com recurso às imagens.

1924 - Inauguração do Campo "José Minotes"



No dia 27 de Janeiro de 1924 dá-se a inauguração do Campo "José Minotes", em terrenos da propriedade do vimaranense José Minotes, situado onde hoje se encontra a sede da AMAVE, junto ao Castelo de Guimarães. O jogo de inauguração contou com a presença da equipa do Vitoria Sport Clube que acima consta da imagem, que defrontou o Sporting Clube de Braga.

Nesta equipa destancam-se Gervásio Campos Carvalho, José Campos Carvalho, Adriano Mendes, António Mendes, Artur Mendes e Armando Freitas. Armando Freitas, natural da cidade de Fafe, era o principal jogador desta equipa, fruto da experiência que havida adquirido quando esteve emigrado no Brasil. Ocupava a posição de avançado centro e distingue-se na foto acima colocada por usar um lenço vermelho ao pescoço, adereço que de resto não prescindia enquanto jogava.

1926 - Equipa de 1926 no Campo da Perdiz


O campo da Perdiz situava-se na zona da Atouguia, junto ao cemitério, precisamente no local onde bem poucos anos existia uma sucata de automóveis, inaugurado a 7 de Junho de 1925, com uma partida de futebol disputada entre o Vitoria Sport Clube e o Famalicense.
Desta equipa de 1926 sobresai desde logo o sistema táctico utilizado 2X3X5, com os seguintes nomes: Carneiro; Evaristo e Benjamim; Salgado, Ornelas e Costa; Camilo, Ferreira, Constantino, Hermínio e Albano.

1927 - Primeiro título da história do Vitória Sport Clube


o primeiro titulo oficial conquistado pelo Vitoria Sport Clube foi o Campeonato Distrital de Infantis da Associação de Futebol de Braga, no ano de 1927. Em cima fica a foto dos heróis do primeiro troféu conquistado para a galeria do Clube. Curiosamente, já no ano anterior de 1926 o troféu apenas escapou aos vimaranenses, porque segundo consta a equipa do Sporting de Braga utilizou no jogo da final disputado nas Caldas das Taipas vários jogadores com idade superior à permitida. Começava assim a rivalidade entre os 2 maiores clubes do minho.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter