sexta-feira, 17 de julho de 2009

N´Kama

A passagem do futebolista zairense N´Kama pelo Vitoria SC é memorável e recorrentemente recordada, sobretudo, pelos fabulosos golos que apontou na cobrança de livres directos. Entre os vários momentos que resultaram em golos espectaculares de N´Kama com a camisola vitoriana, destaca-se, essencialmente, o inesquecível golo que marcou ao lendário guarda-redes português Vítor Damas, num triunfo da equipa do Vitoria SC sobre o Sporting CP por 3-1, na temporada de 1986/87, numa partida disputada no Estádio Municipal de Guimarães.

N´Kama Monduone, jogador com carreira no Zaire, a actual Republica Democrática do Congo, ao serviço do AS Vita Clube, um dos principais clubes daquele país, nasceu no dia 28 de Julho de 1960 na cidade de Kinshasa.
.
(Equipa do AS Vita Clube do Zaire na decada de 80)
.
Então com 25 anos de idade, chegou a Guimarães no início da época de 1986/87 para ser um dos reforços vitorianos para a nova temporada. Indicado pelo célebre empresário Valter Ferreira, N´Kama veio para o Vitoria SC juntamente com os compatriotas N´Dinga e Basaula, futebolistas que também viriam a fazer carreira no clube vimaranense.

Daqueles três zairenses que reforçariam o Vitoria SC, curiosamente, terá sido mesmo N´Kama o primeiro a chegar a Portugal, inicialmente, para prestar provas no SL Benfica.

Os três zairenses viajaram também para Guimarães afim de ser submetidos a testes de aptidão técnica. Como se sabe, pelo que demonstraram naquele período à experiencia, todos acabariam por convencer os responsáveis vimaranenses e rubricar contrato com o Vitoria SC.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1986/87)
.
(N´Kama no Vitoria SC na temporada de 1986/87)
.
Esta primeira temporada de N´Kama no Vitoria SC foi a nível colectivo verdadeiramente sensacional e marcante para todos os vitorianos. Foi também uma boa época para o futebolista zairense, embora não sendo considerado como um titular indiscutível, era um jogador extremamente importante e útil para a equipa.

Funcionando, essencialmente, como uma “arma secreta” do treinador do Vitoria SC Marinho Peres, sempre pronto a ser lançado nos momentos decisivos, N´Kama acabou por realizar 25 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1986/87, sendo apenas 9 encontros como titular.
.
(N´Kama disputando um lance nas alturas no decorrer do jogo entre o Vitoria SC e o Atlético de Madrid na época de 1986/87)
.
Nesses encontros apontaria um total de 7 golos na competição, alguns deles bem decisivos e quase todos espectaculares. De resto, o golo que apontou ao Sporting CP no celebre jogo em Guimarães, na cobrança de um livre directo a mais de 40 metros da baliza, foi mesmo galardoado com o “Troféu Sagres Viva o Golo”, premio destinado a distinguir os melhores golos do ano.
.
(Recebendo ao lado de Eusébio o prémio promovido pela Cerveja Sagres distinguindo o seu melhor golo)
.
Refira-se ainda que N´Kama actuou também em 5 jogos da Taça de Portugal, onde marcou três golos, todos apontados na eliminatória que opôs a AD Fafe ao Vitoria SC, que a equipa vimaranense venceu por 0-3 com o hat trick deste futebolista zairense.
.
(N´Kama no Vitoria SC na época de 1986/87)
.

(N´Kama na armada ofensiva do Vitoria SC frente ao Sparta de Praga)
.

Já naquela que foi uma brilhante participação do Vitoria SC na Taça Uefa da época de 1986/87, o jogador N´Kama alinhou em 4 jogos desta particular prova, não tendo sido, contudo, autor de qualquer golo.

O Vitoria SC protagonizou uma fantástica campanha nas competições europeias de futebol, alcançado os quartos de final da Taça Uefa onde foi eliminado pela equipa alemã do Borussia Mönchengladbach, depois de deixar pelo caminho notáveis clubes como o Sparta de Praga, o Atlético de Madrid e os holandeses do Groningen.
.

(Os três zairenses do Vitoria SC, N´Kama, Basaula e N´Dinga)
.

(A caricatura realizada por Miguel Salazar sobre N´Kama)
.

Cedo percebeu-se as capacidades do zairense N´Kama e da utilidade que aqueles predicados poderiam emprestar ao Vitoria SC. No meio campo evidenciava-se com uma pujança física incomparável e muita combatividade, já no sector mais atacante, alem daquelas qualidades indicadas, que também prevaleciam, sobressaíam, fundamentalmente, o fortíssimo poder de remate.

Logo nos jogos de preparação na pré-temporada de 1986/87 o zairense N´Kama começou a despontar e deixou boas indicações. Terá realizado o primeiro jogo pelo Vitoria SC num particular frente ao primodivisionario SC Salgueiros no Campo Eng. Vidal Pinheiro.
.

(Marinho Peres e o suplente Lopes festejando com N´Kama)
.

Nesse encontro, que terminou igualado a 1-1, N´Kama fez o gosto ao pé apontado o golo do Vitoria SC. Ainda na pré-época marcou mais golos nos jogos particulares, concretamente, contra o SC Salgueiros, desta feita, em Guimarães, apontando um golo no jogo que terminou com resultado de 2-1 favorável ao Vitoria SC, e frente ao Moreirense FC, em partida disputada em Moreira de Cónegos, que os vitorianos venceram por 0-2 com dois tentos da autoria de N´Kama.

Todavia, a sua estreia oficial com a camisola do Vitoria SC aconteceu logo na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1986/87, no Estádio 1ª Maio em Braga, quando a equipa vimaranense derrotou os eternos rivais da cidade dos arcebispos por 0-1, com um golo de Adão, um óptimo resultado no lançamento de uma época que seria a todos os títulos sensacional, alcançado, no final, um 3º lugar na tabela classificativa.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1986/87 vencedora do Torneio de Verão)
.

(N´Kama no Vitoria SC)
.

Neste encontro da primeira ronda da principal liga nacional, o zairense N´Kama, na verdade ainda um desconhecido para a grande maioria dos aficionados, esteve no banco de suplentes até aos 85 minutos, altura em que entrou a substituir o brasileiro Roldão.

Faria a sua estreia na equipa titular do Vitoria SC no jogo da 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão contra o CS Marítimo, jogando no meio campo, essencialmente, pela consistência que trazia aquele sector em jogos com o terreno pesado como foi este o caso. N´Kama adaptou-se bem ao relvado encharcado e acabou sendo considerado o melhor jogador em campo.
.

(Novamente disputando um lance frente ao Atlético de Madrid)
.

Na verdade, seria jogando em posições mais ofensivas, mais próximas da grande área adversária, que N´Kama acabou por ser mais utilizado. Tornou-se, como dissemos, uma “arma secreta” do técnico Marinho Peres quando pretendia mudar o rumo do jogo e muitas vezes foi o talismã do Vitoria SC para os triunfos.

O seu primeiro golo deu-se, efectivamente, nessas circunstâncias. Jogava o Vitoria SC em Vila do Conde, frente ao Rio Ave FC, quando o jogo estava empatado a 1-1, com golos apontados por Paulinho Cascavel, aos 43 minutos, na transformação de um livre directo, e Carlos Manuel, para os vilacondenses, aos 65 minutos.

Entretanto, já N´Kama tinha entrado na equipa do Vitoria SC a substituir o defensor Rui Vieira. Aos 76 minutos, na cobrança de um livre directo bastante longe da baliza, N´Kama desfere um violento remate e concretiza o segundo tento do Vitoria SC, o golo que selaria o triunfo vimaranense.
.
.
Tornou-se, a partir de então, um temido especialista na cobrança de livres de longa distância. Em N´Kama evidenciavam-se também outras características. Por exemplo, executava lançamentos de linha lateral como verdadeiros cantos ou pontapés livre, dada a precisão e a força com que a bola chegava ao interior da grande área, causando, naturalmente, serias dificuldades às equipas adversárias naqueles lances.

Alem dos livres directos, o seu violento pontapé também se faziam sentir não raras vezes nos lances de ressaca quando a bola sobrava ali para a zona da entrada da grande aérea, onde N´Kama era verdadeiramente mortífero.
.

(N´Kama no Vitoria SC na época de 1986/87)
.

(Importunando o guarda-redes do Sparta de Praga)
.

Posicionalmente, portanto, era um jogador bastante versátil, com uma compleição física e robustez impressionantes. A forma como corria na condução do esférico assemelhava-o a um tanque de guerra em imparável progressão.

Forte, combativo, dedicado, incasável e consistente era, também, outros predicados que se retiravam do futebol exibido pelo zairense N´Kama. Apesar de tudo, N´Kama era um jogador com pouca técnica individual e, quando a condição ou frescura física não era a melhor, evidenciava-se um jogador muito lento e pesado, facetas que seriam mais visíveis na segunda temporada em Guimarães.
.

(Marinho Peres dá as ultimas indicações a N´Kama)
.

(N´Kama mitico n.º 16 do Vitoria SC na época de 1986/87 festejando um golo)
.
Há porem um momento que frequentemente é recordado e para sempre ficará na memória de todos aqueles que assistiram aquele golo marcador por N´Kama no célebre Vitoria SC – Sporting CP da temporada de 1986/87.

Este intenso jogo, realizado num lotadíssimo Estádio Municipal de Guimarães, teve no sportinguista Manuel Fernandes o autor do primeiro golo, colocando a equipa do Sporting CP em vantagem no marcador à passagem do minuto 26.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1986/87)
.


(N´Kama no Vitoria SC na temporada de 1986/87)
.
Ao intervalo, em desvantagem no marcador, o técnico vitoriano Marinho Peres, lançado uma cartada decisiva, faz entrar N´Kama para o lugar do defesa brasileiro Heitor. Chega o minuto 56 do jogo, quando o Vitoria SC beneficia de um livre directo a cerca de 40 metros da baliza do Sporting à guarda do internacional português Vítor Damas.

O zairense N´Kama toma enorme balanço e finalmente arranca possante para um disparo violento e direccionado ao ângulo superior esquerdo da baliza do Sporting CP. Um remate verdadeiramente fulminante, imparável e indefensável para um dos melhores guarda-redes da historia do futebol português.
.

(Celebre golo de N´Kama ao Sporting CP na época de 1986/87)
.
(Imagem do forte pontapé de N´Kama no jogo contra o Sporting CP)
.
(Um caricatura alusiva ao golo de N´Kama ao Sporting CP, com as personagens principais do lance, o zairense e o guarda-redes internacional português Vitor Damas)
.
A espectacularidade deste golo, que foi variadíssimas vezes repetido na televisão, correu todo mundo e sobre ele recaíram as mais elogiosas opinião, fica para sempre gravada, certamente, na memória de todos os vitorianos.

Com aquele golo o Vitoria SC igualou a partida a 1-1 e galvanizou-se verdadeiramente para operar a remontada no marcador, vindo a triunfar por 3-1, com golos de Paulinho Cascavel e o defesa Costeado.
.

(Cruzando para a area novamente no jogo frente ao Atlético de Madrid)
. (Executando um dos celebres lançamentos de linha lateral)

(Incomodando, novamente, o guarda-redes do Sparta de Praga)
.
(Pontapé de ressaca para um golo frente ao Portimonense SC)
.
Ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1986/87, alem dos golos referidos marcador ao Rio Ave FC e ao Sporting CP, o zairense N´Kama marcou também, em Guimarães, nas vitórias sobre o Portimonense SC e Académica de Coimbra, ambas por 2-0, e novamente sobre o Rio Ave FC, de forma decisiva, por 1-0.

A carreira de N´Kama estava verdadeiramente no auge. Peça importante no Vitoria SC, N´Kama era também presença assídua na Selecção Nacional do Zaire, ao serviço da qual contabilizou varias internacionalizações em jogos de apuramento para o Campeonato Africano e Campeonato do Mundo.
.
(N´Kama na Selecção Nacional do Zaire)
.
Na época seguinte, mais decepcionante individual e colectivamente, seria a ultima temporada de N´Kama no Vitoria SC. A formação vimaranense teve inicialmente no comando técnico o treinador brasileiro René Simões, posteriormente, substituído pelo português António Oliveira e, finalmente, José Alberto Torres.

N´Kama ficou muito acomodado à situação e não aproveitou para assumir a preponderância que muitos esperavam após a transferência do brasileiro Paulinho Cascavel para o Sporting CP.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1987/88)
.

(N´Kama no Vitoria SC na época de 1987/88)
.

(Plantel do inicio da temporada do Vitoria SC em 1987/88)
.

(Caricatura de N´Kama no Vitoria SC)
.
O certo é que N´Kama jogou somente 19 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da de 1987/88, sendo apenas 8 deles como titular, e marcando somente 4 golos ao longo da competição.

Apontou um golo na Povoa do Varzim, frente ao Varzim SC, numa igualdade a 2-2, marcou dois golos numa derrota do Vitoria SC, no Estádio do Bonfim, frente ao Vitoria de Setúbal por 4-2, e marcou, finalmente, um golo no triunfo vimaranense sobre o SC Espinho, em Espinho, por 1-3.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1987/88)
.

(Remate de N´Kama em Portimão no jogo da meia-final da Taça de Portugal)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1987/88)
.

(N´Kama na frente de ataque do Vitoria SC)
.
Por outro lado, N´Kama jogou em todos os jogos da boa campanha do Vitoria SC na edição desta temporada da Taça Uefa e esteve nos encontros mais importantes que levaram o clube vimaranense à final da Taça de Portugal.

Alias, N´Kama viria a ser titular na equipa do Vitoria SC que disputou a final da Taça de Portugal frente ao FC Porto. O Vitoria SC acabou por sair derrotado pela formação portista 1-0 e dessa forma perdeu o troféu para o FC Porto.

Referencia, por ultimo, à prestação colectiva do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1987/88. A formação vimaranense passou por momentos conturbados, fruto de uma série de maus resultados que provocaram diversas mexidas na equipa técnica que liderava o plantel, atingindo por fim, um sofrível 14º lugar na principal liga nacional.
.
(Equipa do Vitoria SC na final da Taça de Portugal na época de 1987/88)
.
(N´Kama e Mlynarzick, guarda-redes portista, neste jogo da final da Taça de Portugal, ainda perante a presença do defesa central brasileiro Celso)
.
(Equipa do Vitoria SC perfilada frente à tribuna de honra do Estádio do Jamor)
.
Terminada a ligação ao Vitoria SC, o zairense N´Kama ingressou no CF Estrela da Amadora no início da época de 1988/89. O CF Estrela da Amadora, treinado por João Alves, foi a equipa sensação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão atingindo um tranquilo 8º lugar na prova.

Contudo, não foi nada feliz a passagem de N´Kama pelo clube amadorense, já que apenas foi utilizado, como suplente, em duas partidas oficiais da principal competição nacional.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na temporada de 1988/89)
.
(N´Kama no CF Estrela da Amadora)
.
No final da temporada foi dispensado do CF Estrela da Amadora e muito dificilmente conseguiu uma colocação no SC Covilhã já em cima do início oficial do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Foi, contudo, mais uma época para esquecer, não apenas para o zairense N´Kama - apesar de normalmente utilizado nunca atingiu os níveis que o tornaram famoso no Vitoria SC –, marcando somente dois golos ao longo da prova, mas também para a equipa serrana, a qual, com aspirações à subida ao escalão maior do futebol português, acabou por ter de lutar pela permanência na 2ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do SC Covilhã na temporada de 1989/90)
. (Neste equipa perfilada está N´Kama ao centro no SC Covilhã)
.
(Equipa do SC Covilhã na temporada de 1989/90)
.
Em 1990/91 N´Kama ingressou na equipa do Olivais e Moscavide na 2ª Divisão Nacional, Zona Sul. Jogou 18 jogos e marcou 4 golos ao longo da prova e no final viu a sua equipa ser relegada ao terceiro escalão nacional.

Ficou sem clube em Portugal a partir do final daquela temporada de 1990/91 e nunca mais houve notícias do seguimento que tomou a carreira de futebolista de N´Kama Monduone, que actualmente terá 48 anos de idade.

3 comentários:

  1. A última informação que o meu blogue teve de N'Kama, supostamente através de uma pessoa que o conhecia bem (faltará contudo saber se a informação se confirma ou não), aquando de uma tentativa de realizar com ele uma entrevista, a exemplo do que aconteceu com outros, era de que N'Kama era empregado da construção civil em Fafe e que havia falecido há uns anos. Seria, por acaso, interessante confirmar esta informação.

    ResponderEliminar
  2. Olá Amigo
    Consegues me arranjar alguma foto do Palma Lopes (GR) 80-81 Barreirense e Góis,Famalicão (71-72)salvo erro?
    Celestino que jogou no Portimonense,era Guineese não sei se jogou noutro clube.
    Hélder Roque,jogou Águeda 76-77.
    Abraço me Obrigado
    miguelpsc@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. É UM PRAZER ENORME SABER QUE CIARAM ESSE BLOG E INCLUIRAM NELE O MEU PAI.
    É COM MUITA HONRA QUE AGRADEÇO A TODOS QUE SE DERAM AO TRABALHO DE PESQUISAR E FAZER ESTE TRABALHO MARAVILHOSO.
    FAREI COM QUE O MEU PAI VEIJA E RECORDE COM AMOR ESSES MOMENTOS MARAVILHOSOS QUE TORNARAM ETERNOS COM ESSE TRABALHO.

    SERIA MUITO BOM PODER VER TRABALHOS SEMELHANTES RELACIONADOS COM O MAKUKULA(PAI E FILHO), NDINGA MBOTE, BASAULA,KONKOLO...ENTRE VÁRIOS OUTROS NOMES DESSA EPOCA
    QUANTO AS INFORMAÇOES QUE TIVERAM, ACTUALMENTE MEU PAI ENCONTRA-SE DESEMPREGADO A VIVER EM LISBOA.

    CASO TENHAM ALGUM INTERESSE EM MAIS INFORMAÇOES A RESPEITO DELE TEREI TODO O PRAZER EM FORNECER-VOS.

    MAIS UMA VEZ AGRADEÇO A VOSSA CONCIDERAÇAO

    SANDRA NKAMA BANDUNGU
    E-mail - sandrankama@hotmail.com

    ResponderEliminar