Este jogo consistirá ainda num marco no histórico nas partidas realizadas entre os dois clubes, pois, pela primeira vez, irão defrontar-se num encontro oficial a contar para a principal competição futebolística portuguesa.
O Estádio do Clube Desportivo Trofense foi inaugurado na véspera de natal do ano de 1950, precisamente, no dia 24 de Dezembro, sucedendo como campo de jogos do clube ao extinto Campo do Catulo.
Naturalmente, naquela altura, aquele recinto resumia-se praticamente a um campo de futebol pelado, sem qualquer infra-estrutura relevante montada. Ao longo dos seus quase 58 anos de vida, o Estádio do Clube Desportivo Trofense tem sofrido consideráveis melhoramentos que lhe alteraram as feições iniciais, como de resto, muito recentemente aconteceu, com as obras de ampliação e beneficiação levadas a cabo pelo clube após a concretização da subida à 1ª Divisão Nacional.
(Bancada do topo do Estádio).
.
Mais recentemente, no decorrer do último defeso futebolístico, o estádio sofreu consideráveis benfeitorias pelas exigências de militar na principal divisão nacional. Desse modo, foi aumentada a sua capacidade do recinto para 5.000 lugares sentados, embelezaram o seu aspecto e remodelaram as zonas destinadas à comunicação social.
Actualmente, o Estádio do Clube Desportivo Trofense está dividido em 4 bancadas, duas bancadas centrais parcialmente cobertas e duas bancadas situadas nos topos do estádio.
(Renovada bancada central do Estádio CD Trofense) (Bancada de outro topo do Estádio do CD Trofense)O histórico dos desafios disputados pelos Vitoria SC no Estádio do Clube Desportivo Trofense, além dos vários amigáveis realizados, contempla como o primeiro encontro oficial ali jogado, a contar para uma das principais provas nacionais, o desafio dos dezasseis avos de final da Taça de Portugal da temporada de 1984/85.
Nessa partida o Vitoria SC venceu tranquilamente por 0-5. A equipa local tentou jogar o jogo pelo jogo, sem grandes aglomerados defensivos, fundamentalmente, porque cedo ficou na posição de desvantagem.
(Bancada lateral coberta do Estádio do CD Trofense)
(Com público a bancada lateral coberta)
A equipa vimaranense, tecnicamente superior, aproveitou cada falha do CD Trofense e construiu um resultado volumoso e que deixou sem qualquer margem para dúvidas a justeza do vencedor.
Relembremos a equipa do Vitoria SC que alinhou nesse concreto desafio da Taça de Portugal da época de 1984/85, arbitrado por Miranda Dias da A. F. de Coimbra. Na baliza jogou Neno, na defesa alinharam Costeado, Tozé, Valério e Laureta; na intermediária jogou Teixeirinha, Paquito e Izima; e no sector ofensivo o Vitoria SC apresentou Roldão, César e Tincho.
(Visão do relvado da bancada lateral coberta)
(Obras de remodelação da bancada central)
Paquito apontou o primeiro golo do encontro logo no 1º minuto de jogo. Ainda antes do intervalo, o brasileiro César aumentou a vantagem para 0-2. Já na etapa complementar, Roldão aos 61 minutos, Costeado aos 69 e Tincho aos 88, estabeleceram o resultado final de 0-5 a favor da equipa vitoriana.
O saldo das partidas disputadas pelo Vitoria SC no Estádio do Clube Desportivo Trofense para as grandes competições nacionais é claramente favorável aos vimaranenses, que contabilizam por vitórias todos os jogos ali realizados.
Assim, na época de 2006/07 venceu ali por 0-1, com um golo do brasileiro Otacílio, na temporada em que os vimaranenses passaram pela 2ª Liga Nacional. Já na época transacta, em desafio a contar para a nova competição denominada Taça da Liga, o Vitoria SC voltou a vencer por 0-1, desta feita, com um golo do avançado Miljan Mrdakovic.
(Época 2006/07 - CD Trofense - Vitoria SC)
Sem comentários:
Enviar um comentário