.
Foram 23 as partidas disputadas por Caio Júnior no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1991/92, no decorrer das quais apontou os 5 golos que regista a sua marca pessoal nesta temporada.
Um pouco surpreendentemente, Caio Júnior não permaneceu no Vitoria SC colocando assim ponto final numa relação de 5 temporadas consecutivas com o clube da cidade berço. De todo o modo, como o próprio sempre faz questão de realçar, Caio Júnior recorda com muito carinho e saudade os tempos vividos em Guimarães, principalmente os adeptos do Vitoria SC.
.
Prosseguiu a sua carreira em Portugal, transferindo-se para a equipa do CF Estrela da Amadora na época de 1992/93, que iria disputar a 2ª Divisão de Honra do futebol português. João Alves não hesitou em levar Caio Júnior para a cidade da Amadora, para onde, de resto, seguiram outros ex vitorianos, como foi o caos do guarda-redes Carlos e os defesas Fonseca e Frederico.
A época de 1992/93 foi de enorme sucesso. Para Caio Júnior que foi titularissimo na equipa amadorense e para o próprio clube que se sagrou Campeão Nacional daquele escalão ascendendo dessa forma à 1ª Divisão Nacional.
Caio Júnior foi peça fundamental no êxito alcançado. As suas exibições, os seus golos, foram essenciais para os resultados verificados. Ao longo da época alinhou em 33 partidas e apontou 11 golos ao longo de toda a competição.
Na segunda época ao serviço do CF Estrela da Amadora participou novamente na 1ª Divisão Nacional. Nesta prova, Caio Júnior alinhou em 22 jogos e anotou 2 golos. Fez uma dupla de ataque com Ricardo Lopes, jogador que mais tarde transferiu-se para o Vitoria de Guimarães.
.
O CF Estrela da Amadora foi uma das melhores equipas em Portugal na época de 1993/94 conforme se alcança pelo 9º posto na tabela classificativa. Foi nesta temporada que Caio Júnior defrontou o Vitoria SC pela primeira vez na sua carreira de jogador no nosso país.
À 7ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1993/94 o CF Estrela da Amadora, com Caio Júnior na equipa, defrontou o Vitoria SC, treinado na altura por Bernardino Pedroto, em Guimarães. O resultado final cifrou-se num nulo a zero golos, essencialmente, devido à majestosa exibição do guardião belga Hubart, do CF Estrela da Amadora, que repetidamente parou as investidas do ataque do Vitoria SC.
.
(Em 1993/94 na partida entre o CF Estrela da Amadora e o Paços Ferreira)
.
(Equipa do CF Estrela da Amadora na temporada de 1993/94)
.
(Conduzindo o esférico no encontro en CF Estrela da Amadora e o Sporting CP)
.
Já na partida da 2ª volta, disputado no Estádio José Gomes na Reboleira, o Vitoria SC venceu por 0-1 com um golo da autoria do zairense Basaula. Caio Júnior não foi titular na equipa da Amadora, mas entrou em campo à passagem do minuto 57 para o lugar de Zé Carlos.
No final da época de 1993/94, com quase 30 anos de idade e depois de 7 temporadas em Portugal, Caio Júnior decidiu regressar ao Brasil e aí prosseguir a sua carreira de futebolista. Regressou ao Brasil para ingressar no Internacional de Portoalegre, o grande rival da sua juventude. Não foi feliz a sua passagem pela equipa do Beira Rio pois teve muitas lesões que o impediram de jogar com regularidade.
.
(Caio Junior no Internacional de Porto Alegre no ano de 1994)
.
Sem sucesso no regresso ao Brasil, decidiu voltar a jogar em Portugal, novamente seduzido por João Alves que acabava de substituir José Romão à frente do comando técnico do CF Belenenses. Ingressou pois nos azuis do Restelo a meio da época de 1994/95.
Realizou ainda 13 partidas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão pelo CF Belenenses na época de 1994/95 e concretizou 2 golos. Curiosamente, a sua estreia com a camisola azul do CF Belenenses deu-se contra o Vitoria SC. Corria a 15ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e o CF Belenenses recebia o Vitoria SC no Estádio do Restelo.
.
A formação do Vitoria SC, treinada por Quinito, venceu a partida por 1-2. Ricky ainda adiantou a equipa do CF Belenenses no marcador, todavia, a equipa do Vitoria SC por intermédio de Pedro Barbosa e Ziad deu a volta ao resultado a seu favor. Quanto a Caio Júnior, diga-se, que não foi titular, mas entrou aos 49 minutos para a vaga de Basaula, nesta altura também a representar o CF Belenenses.
.
(Em 1995 na partida entre o CF Belenenses e o SC Braga)
.
Assinalemos, por fim, a ultima presença de Caio Júnior em jogos oficias em Guimarães. Foi no jogo disputado no dia 14 de Maio de 1995 no Estádio D. Afonso Henriques, debaixo de chuva contínua e sob um relvado extremamente escorregadio, em que o Vitoria SC venceu a equipa do CF Belenenses por 3-0.
O jogo dizia respeito à 32ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e perante cerca de 8.000 espectadores, os vimaranenses, através dos tentos de João Manuel Pinto, defesa dos azuis autor de um auto-golo, Vorkapic e Zahovic venceram facilmente a partida por 3-0.
.
Quanto ao avançado brasileiro Caio Júnior, refira-se que não foi titular neste seu último encontro em Guimarães, mas saiu do banco de suplentes para participar no desafio, substituindo o médio Abílio do CF Belenenses, aos 65 minutos de jogo.
.
(Caio Junior no encontro entre o Sporting CP - CF Belenenses)
.
No final da época de 1994/95 regressou – agora sim – definitivamente ao Brasil para aí terminar a sua carreira de jogador profissional de futebol e abraçar, posteriormente, a carreira de treinador.
Em 1996 jogou no EC Novo Hamburgo do Estado do Rio Grande do Sul. No ano de 1997 foi contratado pelo Paraná Clube para disputar o Campeonato Estadual do Paraná. A princípio a contratação de Caio Júnior causou enorme desconfiança junto da massa associativa do Paraná Clube, especialmente, devido aos 32 anos de idade do jogador.
.
(Caio Junior concedendo uma entrevista quando representou o EC Nova Hamburgo)
.
Todavia, Caio Júnior acabou por ser importantíssimo na conquista do Penta Campeonato Estadual em 1997 por parte Paraná Clube, marcando golos decisivos em todos os jogos da fase final da competição. Nomeadamente no jogo da final em 1997 frente ao Coritiba FC onde marcou dois golos. Começou aí a gerar-se um carinho especial entre os torcedores paranaenses e o avançado, tornando-se, desde então, num dos maiores ídolos da história do Paraná Clube.
.
(Plantel do Paraná Clube em 1996/97)
.
(Ao serviço da equipa do Paraná Clube)
.
(Equipa do Paraná Clube em 1997)
.
(Caio Junior erguendo o troféu de Campeão Estadual pelo Paraná Clube em 1997)
.
Antes de terminar a sua carreira de jogador profissional de futebol Caio Júnior ainda registou passagens pelo EC XV de Piracicaba, da cidade com o mesmo nome no Estado de São Paulo, no ano de 1998. Nesse mesmo ano representou ainda a equipa do Iraty SC, da cidade de Irati no Estado do Paraná e o Paulista de Jundiaí.
.
(Equipa do Iraty SC com Caio Junior)
.
Por fim, encerrou definitivamente a sua carreira, colocando um ponto final no seu percurso futebolístico no ano de 1999 ao serviço da equipa do Rio Branco de Americana EC, um clube originário do interior do Estado de São Paulo.
Terminada a carreira de futebolista deixou os relvados e passou a comentador desportivo numa televisão e rádio de Coritiba, fazendo uso da sua formação académica de jornalista. Tinha um programa de rádio muito conceituado intitulado de “Prelecção” enquanto que desenvolvia a sua escolinha de futebol.
Entretanto, em 2000 o Coritiba FC convidou Caio Júnior para ser Supervisor Técnico do clube, que participava no Campeonato Brasileiro, Taça Sul Minas e Campeonato Estadual Paranaense, cargo que desempenhou até 2001, altura em que Ivo Wortman o convenceu a ingressar no Cruzeiro EC como seu treinador adjunto.
.
Em 2002 assumiu a equipa de juniores do Paraná Clube onde foi campeão do primeiro turno do Campeonato de Juniores do Estado do Paraná e venceu ainda a Copa Tribuna de Juniores. Nesse mesmo ano foi o treinador adjunto de Otacílio Gonçalves no Paraná Clube durante o Brasileirão de 2002, assumindo, após a demissão deste, o comando da equipa nas 10 ultimas jornadas da competição.
.
(Caio Junior como tecnico do Paraná Clube)
.
(Dando instruções aos seus jogadores no Paraná Clube em 2002)
.
Quando Caio Júnior assumiu o cargo de treinador principal do Paraná Clube, esta equipa estava praticamente condenada à descida de divisão. Contudo, com uma ponta final espectacular o Paraná Clube conseguiu a façanha de evitar a descida de divisão mantendo-se assim no Brasileirão, denominação do principal Campeonato Nacional do Brasil.
Posteriormente assumiu, como treinador principal, os destinos do Cianorte FC, clube da cidade de Cianorte no interior do Estado do Paraná. Com este modesto clube paranaense vai alcançar resultados surpreendentes. Com uma equipa de parcos recursos, Caio Júnior conseguiu construir uma equipa extremamente competitiva, que admiravelmente chegou às meias-finais do Campeonato Estadual Paranaense de 2004, obtendo um 3º lugar na classificação final, conquistando ainda o titulo de Campeão do Interior do Estado do Paraná.
.
(Plantel do Cianorte FC no ano de 2004)
.
(Caio Junior como tecnico principal do Cianorte FC)
.
Ainda em Maio de 2004 teve uma efémera passagem pelo período de 2 meses pelo Londrina EC na 2ª Divisão Nacional e depois pelo Juventude de Caxias, participando no comando deste clube na Taça Rio Grande do Sul.
.
(Como treinador do Londrina EC em 2004)
.
(Nesta imagem dando instruções a um atleta no Juventude de Caxias)
.
Imediatamente após, voltou a assumir o comando da equipa do Cianorte FC. Nesta passagem pelo clube volta a fazer historia alcançando proezas nunca antes imaginadas pelos adeptos e responsáveis desta pequena colectividade do sul do Brasil.
Em primeiro lugar conseguiu garantir um lugar na Copa do Brasil de 2005, competição que como iremos focar acabou a fazer história. Levou ainda a equipa do Cianorte FC a ganhar um lugar para disputar a 3ª Divisão Nacional do Brasil.
.
(Comandano um treino da equipa do Cianorte FC)
.
No Campeonato Estadual do Paraná em 2005 o Cianorte FC foi o 5º posicionado, mais uma classificação honrosa para o clube. Mas o ponto alto neste ano ao serviço do Cianorte FC foi quando esta modesta equipa pregou um valente susto ao todo poderoso SC Corinthians de Carlitos Tevez, Roger e Carlos Alberto.
No jogo da 1ª mão daquela eliminatória da Copa do Brasil 2005, o Cianorte FC venceu aquele colosso do futebol brasileiro por 3-0. Porem, aquela façanha não foi maior porque no jogo da 2ª mão, aquele pequeno clube foi derrotado por expressivos 5-1 que colocaram o Cianorte FC fora da competição. Deixou o comando da equipa do Cianorte FC depois daquela pesada derrota frente ao SC Corinthians.
Seguidamente, comandou os destinos do SE Gama no Campeonato Brasileiro da Série “B” para em Abril de 2006 assumir novamente o cargo de treinador principal da equipa do Paraná Clube para o Brasileirão.
.
A equipa paranaense tinha acabado de sagrar-se campeão estadual com o técnico Luís Carlos Barbieri. Pesada herança aquela que Caio Júnior recebia, mas que acabaria por suplantar, com o 5º lugar alcançado no Brasileirão 2006. Esta classificação permitia ao Paraná Clube atingir uma histórica presença na Taça dos Libertadores da América de 2007.
.
(Treinador do Paraná Clube no ano de 2006)
.
(Durante um treino do Paraná Clube em 2006)
.
Por esse facto foi considerado o treinador sensação no futebol brasileiro e naturalmente despertou o interesse de clubes de maior dimensão. Foi o caso da SE Palmeiras que contratou Caio Júnior para ser o seu treinador principal em 2007, cargo que desempenhou com resultados bem agradáveis para uma equipa paulista, que vinha atravessando uma profunda crise.
.
No SE Palmeiras, com uma equipa praticamente nova, efectuou varias mudanças e implantou novas mentalidades de jogo. Recebeu o apoio de toda a Direcção, jogadores, adeptos, bem como antigas glórias da equipa paulista. Fez a sua estreia no comando da equipa do SE Palmeiras no dia 18 de Janeiro de 2007 no desafio realizado no Pallestra Itália em que os palmeirenses venceram o Paulista FC por 4-2.
.
(Caio Junior como treinador do SE Palmeiras em 2007)
.
(Tecnico principal do SE Palmeiras em 2007)
.
Começou por conquistar um honroso 5º lugar no Campeonato Estadual Paulista de 2007, seguido de 7º lugar no Brasileirão do mesmo ano, alcançando assim para o SE Palmeiras um lugar na Taça Sul Americana do próximo ano.
Em 2007 Caio Júnior foi convocado como técnico da Selecção do Campeonato Paulista. Recebeu o prestigiado prémio de terceiro melhor treinador do ano e foi o técnico da Selecção dos melhores do Brasileirão 2007.
.
(Caio Junior numa entrevista como treinador do SE Palmeiras)
.
(Caio Junior em 2007)
.
(Ministrando um treino ao serviço do SE Palmeiras em 2007)
.
(Caricatura de Caio Junior enquanto treinador do SE Palmeiras)
.
No final do ano de 2007 deixou a equipa palmeirense, mas imediatamente prosseguiu a sua carreira de treinador assumindo o comando técnico da equipa do Goias EC, do estado de Goiânia do Brasil, onde começou por disputar o Estadual daquela região e a Taça do Brasil
.
(Caio Junior como tecnico do Goias EC no primeiro semestre de 2008)
.
(Dando indicações no treino do Goias EC em 2008)
.
Entretanto deixou a equipa do Goias EC e foi contratado pelo CR Flamengo para assumir a condição de treinador principal da equipa carioca para disputar o Brasileirão 2008, a principal competição brasileira de futebol.
.
(Caio Junior numa conferência de imprensa como treinador do CR Flamengo)
.
Como treinador, Caio Júnior diz ter a sua fonte em Luís Filipe Scolari e, fundamentalmente, em Paulo Autuori. É um treinador jovem e ambicioso, sendo considerado actualmente pela crítica desportiva do seu país como um técnico em ascensão e alvo frequente dos mais rasgados elogios.
.
(Caio Junior)