Glórias do Passado: novembro 2010

 

Duarte


Ao recordar a carreira do futebolista Duarte facilmente confundimo-nos com um capítulo importante da história do Rio Ave FC, nomeadamente, aquele que se situa desde meados da década de 70 até, sensivelmente, meados da década de 80, um período em que o clube vilacondense estreou-se na 1ª Divisão Nacional, conseguiu as suas melhores classificações de sempre naquela prova e também alcançou uma final da Taça de Portugal.

Vilacondense de naturalidade, Duarte Nuno Figueiredo Leite de Sá, nasceu no dia 10 de Novembro de 1952. E é envergando as listadas cores de verde e branco do Rio Ave FC que Duarte cumprirá todo o seu percurso como futebolista.

Estreia-se na equipa sénior do Rio Ave FC a militar na 3ª Divisão Nacional na temporada de 1973/74 e com o clube vilacondense vai subindo, a pulso, até ao principal escalão do futebol português.

Porem, na época de 1974/75 joga com o Rio Ave FC ainda no terceiro escalão do futebol nacional, assim como na temporada de 1976/77, depois de uma época em que o clube regressou, efemeramente, aos campeonatos distritais da A. F. do Porto.

Esta temporada de 1976/77 é o começo da escalada efectuada pelo Rio Ave FC até à 1ª Divisão Nacional. Depois de vencer a Serie A do terceiro escalão, a equipa vilacondense alcança a final do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, vencendo nesse encontro o CD Cova da Piedade por 3-2, sagrando-se assim campeão nacional da categoria.
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1976/77)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1976/77)
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1976/77)
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1976/77)
.
(Equipa do Rio Ave FC com as faixas de campeão nacional da 3ª Divisão na época de 1976/77)
.
Em 1977/78 o Rio Ave FC disputa a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional onde alcançará um 4º lugar na classificação, cotando-se, algo surpreendentemente, como um dos clubes mais fortes na sua serie.

Mas seria na época seguinte de 1978/79 que a formação vilacondense conseguiria ascender à 1ª Divisão Nacional. Jogou novamente na Zona Norte da 2ª Divisão Nacional e atingiu o 2º lugar no final da prova, logo atrás do SC Espinho.
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1978/79)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
Todavia, essa classificação permitiu-lhe disputar a liguilha de acesso ao primeiro escalão do futebol português com o FC Famalicão, clube que militava na 1ª Divisão Nacional, e CF União de Lamas e Juventude de Évora, respectivamente, segundos classificados da Zona Centro e da Zona Sul da 2ª Divisão Nacional.

Nessa mini-competição a equipa vilacondense levou a melhor sobre os restantes adversários e assim alcançou a subida, pela primeira vez no seu historial, ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1979/80)
.
(Duarte sob o pelado do Campo da Avenida)
.
Duarte fará assim a sua estreia no principal escalão do futebol português nesta temporada de 1979/80. A equipa do Rio Ave FC, depois de uma época demasiado conturbada, termina no 16º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a ultima posição, e como tal é despromovido à 2ª Divisão Nacional.

O defesa Duarte, não sendo um titular indiscutível, ainda assim alinhou em 17 jogos da competição sem apontar qualquer golo. Um desses jogos foi, concretamente, uma partida a contar para a 7ª jornada, disputada no Campo da Avenida, na cidade de Vila do Conde, frente ao Vitoria SC.

Foi, naturalmente, o primeiro jogo em que vilacondense Duarte alinhou frente à formação vimaranense na 1ª Divisão Nacional. Outros se seguiriam, é certo, porem, recordemos este desafio da época de 1979/80 que terminou com uma igualdade a 1-1.

O Rio Ave FC, nesta altura treinado por Ruben Garcia, alinhou com a seguinte equipa: Trindade; Rodrigues Dias, Soares, Washington e Duarte, no sector defensivo; Paquito (Varela aos 65 minutos), Pereirinha (Tininho ao 69 minutos) e Quim; Tó Lima, Meireles e Fernando.

Por sua via, o Vitoria SC, comandado por Mário Imbelloni, apresentou: Melo; Ramalho, Manaca, Tozé e Gregório Freixo; Festas, Abreu e Almiro; Ferreira da Costa, Vitor Manuel e Mundinho.

O jogo iniciou-se com algum ascendente do Rio Ave FC, numa toada que se manteve durante todo o primeiro tempo, enquanto o Vitoria SC respondia em perigosos contra-ataques. Nenhuma equipa, porém, conseguiu marcar qualquer golo durante este período.

Foi na segunda parte que os golos viriam a surgir. O Vitoria SC marcaria primeiro, aos 60 minutos, através do avançado brasileiro Mundinho. O Rio Ave FC, por seu turno, viria a igualar a partida a um minuto do final do jogo, através de Tininho, colocando assim inteira justiça no marcador.
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1979/80)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
Como se disse, nesta época de 1979/80 o Rio Ave FC não alcançou a manutenção. E assim, Duarte volta a jogar na 2ª Divisão Nacional na temporada de 1980/81, representando o Rio Ave FC.

É um época em que a equipa vilacondense conseguirá regressar ao patamar mais elevado do futebol português, depois de vencer a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional. Duarte é já nesta altura capitão da equipa do Rio Ave FC e uma das peças mais importantes da equipa.
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1980/81)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
Regressando ao convívio dos grandes do futebol português, o Rio Ave FC tinha, obviamente, como principal pretensão fixar-se na 1ª Divisão Nacional. Todavia, sob o comando de Félix Mourinho, o Rio Ave FC torna-se na grande sensação da prova, alcançando um sensacional 5º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1981/82, logo atrás, curiosamente, do Vitoria SC, o 4º classificado.

Nesta histórica equipa vilacondense, que jogava em casa no velhinho, mas saudoso, pelado do Campo da Avenida, em Vila do Conde, destacavam-se vários jogadores de qualidade, como o guarda redes Trindade, o defesa brasileiro Brito, os médios Cabumba, Adérito, Casaca, Quim, Paquito e, obviamente, o capitão Duarte.
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1981/82)
.
(Duarte novamente com as cores do Rio Ave FC)
.
(Plantel do Rio Ave FC na temporada de 1981/82)
.
(Em 1981/82 no Rio Ave FC)
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1981/82)
.
(Duarte no Rio Ave FC na época de 1981/82)
.
Duarte foi um dos totalistas da equipa do Rio Ave FC nesta temporada, alinhando em todos os 30 jogos da competição e apontando 2 golos, os seus primeiros tentos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O futebolista Duarte era, essencialmente, caracterizado como um defensor. Jogava, sobretudo, como defesa lateral esquerdo, embora, em muitas ocasiões tivesse também actuado com defesa central.
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1981/82)
. (Duarte no Rio Ave FC com a braçadeira de capitão)
. (Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1981/82)
. (Duarte em acção pelo Rio Ave FC durante a época de 1981/82)
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1981/82)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
Na época seguinte de 1982/83, já sob o comando de Quinito, o Rio Ave FC volta, de alguma forma, a surpreender, com uma carreira brilhante e muito regular, conquistando um tranquilo 8º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Nesta equipa rioavista destacava-se, essencialmente, o avançado N´Habola, autor de 20 golos, consagrando-se como o 3º melhor marcador da prova e o melhor marcador da formação vilacondense.
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1982/83)
. (Duarte no Rio Ave FC na temporada de 1982/83)
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1982/83)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1982/83)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
Mas, porém, também surpreendeu o defesa Duarte, com os 5 golos apontados, tornando-se o segundo melhor marcador do conjunto do Rio Ave FC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1982/83.

Tornou-se especialista na conversão de grandes penalidades, forma como marcou dois golos nesta época, um frente à equipa do SC Braga (3-1) e outro, decisivo, frente ao GD Estoril Praia (1-0). Nesta temporada de 1982/83, registe-se, ainda, que o defesa Duarte jogou 22 jogos na principal liga nacional.
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1982/83)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1982/83)
.
(Duarte com a camisola do Rio Ave FC)
.
Em 1983/84, Félix Mourinho regressa ao comando técnico do Rio Ave FC, guiando a formação vilacondense ao tranquilo 9º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesta época o defesa Duarte actuou em 27 jogos, tendo apontado 2 golos na competição.

O ponto alto, porém, da temporada de 1983/84 foi a presença da equipa do Rio Ave FC na final da Taça de Portugal, depois de eliminar o Vitoria SC nas meias-finais após o desempate através da marcação de grandes penalidades.

A equipa vilacondense chegou assim à final da segunda prova mais importante do calendário futebolístico português, onde defrontou a poderosa equipa do FC Porto. Naquela histórica final, Duarte capitaneou a formação do Rio Ave FC que viria a sair derrotada pelo FC Porto por 4-1, conquistando a formação portista, desta forma, a Taça de Portugal.
.
(Plantel do Rio Ave FC na temporada de 1983/84)
.
(Duarte em acção pelo Rio Ave FC na temporada de 1983/84)
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1983/84)
.
(Duarte no Rio Ave FC na época de 1983/84)
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1983/84)
.
(Em 1983/84 em acção no pelado do Campo da Avenida)
.
(Equipa do Rio Ave FC na final da Taça de Portugal da época de 1983/84)
.
(Caricatura de Duarte com as cores do Rio Ave FC)
.
Na carreira de Duarte seguiu-se a época de 1984/85, aquela que viria a ser a ultima temporada do futebolista vilacondense no primeiro escalão do futebol português. É que, o Rio Ave FC não conseguiu escapar ao 13º lugar da classificação final e assim foi forçado a disputar a liguilha, onde acabou por sucumbir ao poderio da formação transmontana do GD Chaves, sendo relegado à 2ª Divisão Nacional.

O defesa e capitão de equipa Duarte alinhou em 29 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1984/85, não tendo marcado qualquer golo no decorrer desta prova.
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 1984/85)
. (Duarte no Rio Ave FC na época de 1984/85)
. (Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1984/85)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1984/85)
.
(Duarte no Rio Ave FC)
.
Relegado à 2ª Divisão Nacional na época de 1985/86, Duarte realizaria a sua última temporada como futebolista profissional e muito contribuiu para o grande sucesso alcançado pela formação vilacondense.

Pois que, treinado pelo Mário Reis, o Rio Ave FC fez uma campanha sensacional durante esta época. Venceu, com vantagem considerável sobre o rival Varzim SC, a Zona Norte da 2ª Divisão e na fase final conquistou o ceptro de campeão nacional na categoria. Assim, o Rio Ave FC estava de regresso ao primeiro escalão do futebol português.
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1985/86)
.
(Equipa do Rio Ave FC na temporada de 1985/86)
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 1985/86)
.
Duarte deixou de jogar no final desta época de 1985/86 mas continuou ligado ao Rio Ave FC, o seu clube de sempre. Foi ainda treinador adjunto na equipa principal na temporada de 1987/88, numa altura em que o Rio Ave FC era comandado pelo treinador brasileiro Mario Jualitto.
.
(Plantel do Rio Ave FC na temporada de 1987/88)
.
Ainda enquanto futebolista, Duarte licenciou-se no curso de direito. Por isso, hoje, com 58 anos de idade, Duarte Sá desempenha a profissão de advogado na cidade de Vila do Conde.

Autor: Alberto de Castro Abreu 2 Comentários

Site Meter